textos
imagens
websites
filmes
mídia
faq
contato


mídia


Nemo Nox
por FrontPress (dezembro de 1999)

Dando continuidade a esta secção, o nosso editor buscou saber, nesta semana, mais sobre o trabalho, as opiniões e as esperanças de Nemo Nox, um dos mais brilhantes e irreverentes autores da nova internet brasileira, responsável pela imperdível revista Esfera e pela novíssima Pijama Selvagem. Eis tudo aquilo que ele deixou a gente saber sobre si mesmo:

Na Esfera há uma descrição sumária de Nemo Nox. Mas quem é ele na sua real intimidade?
Sou basicamente um curioso, gosto sempre de estar aprendendo coisas novas. Mas como não sou um curioso egoísta, fico divulgando as coisas que descobri e dando as minhas opiniões. Sabe aquele tipo de menino que faz jornaizinhos e distribui para os colegas? Eu sou a versão adulta, informatizada e profissionalizada desse menino. Meus sites são meus jornaizinhos.

Como e por que (com quais intenções, pretensões e proposta) nasceu a revista Esfera?
A edição zero da Esfera foi feita como uma espécie de portfolium, para mostrar um pouco do que eu sabia fazer. Mas a repercussão foi tão surpreendente que acabei transformando o projeto numa publicação mensal. O site estava online há apenas doze horas quando chegou o primeiro prêmio, e vários outros vieram a seguir. A imprensa também prestigiou, com destaque na Folha de S. Paulo, no Web Guide, na Revista Site. Talvez a razão do sucesso seja a própria proposta editorial diferenciada. Como eu estava cansado de ver toda a mídia falando sempre dos mesmos assuntos da moda, resolvi fazer uma revista que não ficasse presa a ganchos jornalísticos. E parece que a fórmula agradou.

Como ela foi elaborada, e quando foi a público o primeiro exemplar?
A edição zero entrou online em setembro de 1998. Em dezembro do mesmo ano começamos a publicar regularmente uma nova Esfera todos os meses.

O que se espera para a revista Esfera no futuro?
Pretendemos continuar com toda a força, o que já é uma façanha para uma revista independente num meio tão volátil como a web. Mas além disto temos surpresas para o início do ano 2000. Fiquem ligados.

É ela o principal projeto de vida de Nemo Nox?
O principal projeto da minha vida é me divertir. Me divirto fazendo a Esfera, me divirto fazendo o Pijama Selvagem, me divirto criando outros sites, mas me divirto também fazendo muitas outras coisas. A vida é muito mais que a web.

Qual é a formação e a experiência profissional (incluindo tempo de convivência com mídia e internet) de Nemo Nox?
Estudei publicidade e cinema, mas a maior parte da minha formação é de autodidata. Durante doze anos fui produtor e diretor de comerciais para televisão. Trabalhei em vários lugares no Brasil e na Europa. Então desisti de ser publicitário e mergulhei na web. Aprendi fazendo. Meu primeiro site pessoal foi o mais premiado de 1997. Depois fui editor-chefe da sucursal São Paulo do Trix. Quando eles fecharam a redação paulista, fiz a Esfera.

Por que nasceu o Pijama Selvagem?
A maior parte dos sites de humor que eu via na web traziam as mesmas piadas velhas, ou partiam para a palhaçada. Eu sentia falta de um espaço para o humor um pouco mais maduro, produção de qualidade tanto em texto como em quadrinhos. Como eu conheço muita gente que escreve e desenha, reuni o pessoal e fizemos o Pijama Selvagem.

Qual é a diferença da sua proposta e a da revista Esfera?
As propostas são tão diferentes que é mais fácil dizer o que elas têm em comum, que é uma coisa só: a preocupação com a qualidade.

Uma impressão sua - se você tiver comentário a respeito - sobre a mídia, internet Brasil, web mundial e o típico usuário da grande rede?
Meu otimismo me faz acreditar que a partir do ano 2000 vamos começar a ter uma internet brasileira de bom nível, tanto em termos de serviços como de conteúdo. A entrada em peso de várias multinacionais com experiência em mercados mais competitivos vai mexer com quem ainda estava vivendo a internet movida a lenha.

Dá para falar dos seus planos para o futuro?
Ganhar a Microsoft do Bill Gates num jogo de pôquer. Converter-me ao islamismo para poder casar com três mulheres: Sandra Bullock, Sharon Stone e Jamie Lee Curtis. E dar uns tapas no Mike Tyson pra ele deixar de ser abusado. :-)



Copyright © 1997-2007 Nemo Nox