Sábado, Março 05, 2005

Mensagem do Leandro

O Leandro Oliveira escreveu em seu weblog:

Já postei aqui a dica sobre o Pulsão Negativa do Nemo Nox, com o objetivo de comentar o livro Bartleby e companhia de Enrique Vila-Matas. Não conheço ainda o autor e já estava procurando lê-lo e o blog do Nemo Nox me deu um incentivo ainda maior. Só tem um problema: a obra de Enrique Vila-Matas é no esquema venda casada. Você até pode tirar algum proveito do livro, mas seria muito mais interessante se você lesse antes Bartleby, o Escriturário de Herman Melville. Como eu ainda não li o Bartleby de Melville, o trabalho dobra e já que a agenda está apertada, cria-se uma desculpa para deixar a leitura para mais tarde.

Claro que quem já leu o livro do Melville pode ter uma visão diferente do livro do Vila-Matas. Mas não considero imprescindível conhecer um para aproveitar o outro. Até recomendo ler primeiro Bartleby e companhia e ir catando os autores citados numa segunda leitura, como estou fazendo aqui no Pulsão Negativa.

Uns dias depois, o Leandro informa:
Não resisti e acabei de adquirir Bartleby, o Escriturário, de Hermann Melville, numa tradução de Fernando Sabino. Como é um livro bem fininho, devo lê-lo por esses dias mesmo. Após a leitura, espero também ler Bartleby e companhia. A fila que já andava grande continua a aumentar.
Bem-vindo ao clube, Leandro!